Pesquisadores

Paula Galama

Paula Galama é Doutora em Música com ênfase em performance pela University of Kentucky, EUA. Em sua carreira solo e de câmera, tem se apresentado em vários estados do Brasil, Estados Unidos, China e República Tcheca, e participado como solista de várias orquestras, incluindo a University of Kentucky Wind Ensemble, sob a regência de Cody Birdwell. Tem dividido o palco com músicos consagrados como Charles Schlueter, Benjamim Karp, Giuliano Sommerhalder, Lorena Espina, Antônio Marcos Cardoso, entre outros. Organizou por três anos os Encontros Internacionais de Piano, atuando ao lado de pianistas renomados como Irina Vorobieva (EUA/Rússia) e Daniel Buranovský (Eslováquia). Em 2015 participou como diretora musical do documentário “Melodiário” sobre a obra homônima do compositor Jaceguay Lins, e em 2016 da ópera-recreio “O Reino de Duas Cabeças”. Participa como pianista do Duo Galama-Cardoso com o trompetista Antonio Marcos Cardoso, e do Duo Ars Cantus com a mezzosoprano argentina Lorena Espina, ambos com repercussão nacional e internacional.

Lattes

Alan Buchard

Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa História da Filosofia. Atualmente é pesquisador e doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Ética e Política. Pesquisa a correlação entre linguagem e ética no interior da filosofia política.

Lattes

Eduardo Lucas

Nascido em Vitória no Espírito Santo, iniciou seus estudos musicais no projeto social Banda Júnior da PMES (Polícia Militar do Espírito Santo), no ano de 2005. Em 2007, ingressou na Faculdade de Música do Espírito Santo no curso de extensão CFM (Curso de Formação Musical) sob a orientação do professor Pedro Mota. No ano de 2010 foi admitido no vestibular para o curso de Bacharelado em música com Habilitação em Trompete. Concluiu o Mestrado em Música, pela UFRJ no PROMUS (Programa de Pós-graduação Profissional em Música), na área de Práticas Interpretativas, é pós-graduado em educação musical pelo CESAP e Técnico em Fabricação e Manutenção de Instrumentos Musicais pela Escola Gomes Cardim (SEDU). Atualmente cursa o doutorado em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Lattes

José Benedito

José Benedito Viana Gomes é Doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2013) e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1997). Graduado em Música pela Universidade de Brasília - UnB (1990). Atualmente exerce atividades profissionais como flautista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), e como professor nos cursos técnico e superior da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Atuou como professor substituto de flauta transversal e música de câmara da Universidade Federal de Goiás - UFG, entre os anos de 2010 e 2012.

Lattes

Marcelo Rauta

Marcelo Rauta é compositor ítalo-brasileiro, graduado e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu seu doutorado em música (Educação Musical) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação de Ermelinda A. Paz. Suas obras têm sido executadas em diversas salas de concerto brasileiras e internacionais, como Argentina, Chile, Estados Unidos e países da Europa. Possui obras premiadas nacional e internacionalmente, além de CDs, partituras e livros publicados no Brasil e no exterior. Dentre seus trabalhos, destaca-se a Série “Obras para a Juventude”. Leciona Artes/Música, Canto Coral, Fundamentos da Musicalidade e Poéticas da Voz no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.

Lattes

Paula Bianchi

Pianista pelo Conservatório Brasileiro de Música e graduanda no curso de Bacharelado em Música - Habilitação em Piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), onde integra o Grupo de Pesquisa Musicológica do Espírito Santo (GPEMUS) e o Grupo de Estudos em Performance e Pedagogia do Instrumento (GEPPI). É bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo na iniciação científica do Centro de Pesquisa em Música e Musicologia da Fames. Aluna do Prof. Me. Willian Lizardo no curso de graduação e aluna da classe de piano de Linda Bustani.

Lattes

Wesley Higino

Bacharel em Música com Habilitação em Violino pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e Mestre em Musicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - linha de pesquisa: Linguagem e Estruturação Musical. Tem interesse na pesquisa da música nacionalista brasileira, em especial a modernista, bem como semiótica da música, análise musical inter e transdisciplinar, e história institucional. Pesquisador participante do Grupo de Pesquisa Musicológica do Espírito Santo (GPEMUS) da FAMES, e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

Lattes

Willian Lizardo

Mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), e bacharel em música com habilitação em piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo (2012). É professor adjunto do departamento de teclas/piano da Faculdade de Música do Espírito Santo. Durante seu mestrado estudou a obra para piano do compositor capixaba Marcelo Rauta, realizando a estreia e primeira gravação das cinco primeiras sonatas para piano do compositor, bem como de seu Trio n. 2. Em 2022, a convite do Instituto Piano Brasileiro, gravou a integral da obra para piano “Brasil: Música na História”, do também capixaba Carlos Cruz.

Lattes